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iLabNET - Serviço online indispensável em sites lojas de lojas de fotografia, laboratórios e gráficas.
 
Recursos
 
 

Revelação de fotos online

Módulo multi upload para que seus clientes possam enviar fotos para revelação através de seu site, fazer escolhas, escolher o tipo de envio e módulo de pagamento.

 

Foto Produtos

Você pode disponibilizar seus foto produtos personalizados em seu site. Seu cliente visualiza os foto produtos como em uma loja virtual, envia a foto, monta e fecha a compra.
Os clientes podem comprar revelação e foto produtos em um mesmo pedido.

 

Cadastro

Os clientes finais podem se cadastrar diretamente na página inicial do ILabNET e o lojista poderá gerenciá-los através da área área do lojista onde manterá os cadastros de seus clientes, podendo definir grupos e preços especiais.

 

Login

Os clientes cadastrados acessam o sistema através de email e senha. O sistema mantém seus dados e histórico de pedidos. Podendo o cliente consultar o status do pedido através da área do cliente.
Em caso de esquecimento de senha o sistema conta com um lembrador automático que envia a senha por email.

 

Área do Cliente

Uma vez logado, o cliente conta com abas dando a ele acesso às telas iniciais sem a necessidade de sair da página atual. Esse tipo de navegação está presente em todo sistema ILabNET, cujo desenvolvimento foi feito baseado na tecnologia AJAX - a mais moderna tecnologia de desenvolvimento de sistemas online da atualidade.

 

Aba Enviar fotos - por padrão esta aba é carregada automaticamente ao cliente logar-se.

Meus dados - permite ao cliente verificar seus dados cadastrais e mantê-los atualizados.

Pedidos Anteriores - permite ao cliente verificar o status de seus pedidos anteriores, visualizar as fotos dos mesmos, reabrí-los, caso não já não esteja finalizados e enviar mais fotos.

 

Enviar fotos

O ILabNET dá ao seu cliente duas opções de envio (upload) das fotos.

  1. Envio padrão - envia as fotos conservando suas dimensões originais. Esta opção é recomendada para quando o cliente irá solicitar impressão de fotos em grandes formatos.
  2. Envio expresso - um algoritmo conhecido como “função turbo” prepara as imagens antes do envio e divide as tarefas entre o servidor e o computador do cliente dividindo o consumo de memória entre os mesmos. Tornando o envio muito mais leve, simples e rápido. Esta função é recomendada quando o cliente irá imprimir nos tamanhos mais comuns como 10x15, 13x18, 20x25, etc. Uma vez que as imagens serão preparadas (redimensionadas e otimizadas) para impressão nesses tamanhos.
    A “função turbo” pode acelerar o envio das imagens em até 20 vezes.

 

Envio expresso (função turbo)

A denominada“função turbo” consiste em um algoritmo elaborado em conjunto por programadores russos e brasileiros desenvolvido exclusivamente para o ILabNET.

A função turbo prepara as imagens antes do envio equilibrando o uso de memória e processamento do computador do cliente e do servidor evitando sobrecarga.

Com o crescente uso de câmeras fotográficas digitais de alta resolução dezenas de vezes maior do que o necessário para uma impressão 10x15, por exemplo, a função turbo é um recurso primordial em sistemas de revelação online.

Envio pro

Consiste no modo de envio tradicional das fotos com a resolução original. O cliente final é orientado a usar este modo de envio apenas quando solicita tamanhos de impressão superiores a 15x21 ou quando pretende fazer recortes que reduzem drasticamente a resolução de impressão. Dados dos últimos anos mostram que apenas 5% dos clientes (ou pedidos) se enquadram nesta condição.

 

Tela de upload

A tela de upload (envio das fotos) é exatamente igual tanto para o Envio Expresso quanto para o Envio Pro. A unica diferença que o cliente irá encontrar é a velocidade quando optar pelo Envio Expresso.

 

O processo de envio é muito simples, pois consiste em apenas dois passos: localizar as fotos no computador e iniciar o envio.

Logo abaixo das miniaturas o cliente visualiza uma barra de processo bem como as informações do andamento do envio.

 

Logo após a conclusão do envio das imagens o cliente é redirecionado à tela de escolha.

Tela de escolha

Logo após o envio das imagens é apresentado ao cliente uma lista de miniaturas de suas fotos onde ele irá, com muita facilidade, escolher a quantidade, tamanho e tipo de papel que deseja. Conta também com ferramenta de múltipla escolha, borda e uma exclusiva ferramenta de recorte (corp) dando total segurança ao cliente quanto à proporção das fotos.

Abaixo a tela de escolha está fragmentada e detalhados cada um de seus recursos.

 

Caso o cliente se dê conta de que não agregou ao pedido todas as fotos que tinha para revelar, ele poderá clicar no botão Enviar mais fotos

Em alguns casos o cliente não tem à disposição todas as fotos que deseja revelar ou as mesmas estão em um outro computador. Neste caso ele poderá salvar o pedido e o mesmo ficará disponível por 10 dias enquanto o cliente reune as as fotos que desejar.

 

Quadro de miniaturas

O quadro de miniaturas permite ao cliente navegar por suas fotos e visualizá-las de imediato à direita no quadro da foto

 

Quadro da foto

O quadro da foto mostra a imagem em tamanho maior, permitindo ao cliente observar detalhes que não consegue ver nas miniaturas. O quadro da foto também mostra informações sobre a imagem como tipo de crop e resolução (em megapixel).

 

Quadro de itens

O quadro de itens é apresentado logo abaixo da quadro da foto e, evidentemente, consiste nas escolhas referentes à mesma.

Veja no exemplo abaixo onde o cliente escolheu uma cópia 10x15 brilhante com borda e uma cópia 13x18 fosca sem borda.

 

Ferramentas do quadro de itens

 - Lixeira serve para remover o item.

 - Replicar para todas - como explicado mais adiante o sistema efetua a escolha de uma foto de cada em um tamanho considerado pelo lojista como padrão (geralmente o 10x15 brilhante sem borda). Porém em alguns casos o cliente deseja uma escolha diferente e também quer a mesma para todas as fotos. Para que o cliente não tenha o trabalho de ficar selecionando foto por foto e efetuando sua escolha, ele poderá usar a função Replicar para todas. O comando replicar para todas considera o tamanho, quantidade tipo de papel e aplicação ou não de borda branca.

 

Ferramenta de recorte (crop)

O cliente pode indicar em suas fotos onde ele deseja que seja efetuado o recorte.

Clicando no icone  abrirá um popup onde o cliente poderá efetuar a indicação do recorte, optar por não cortar ou deixar por conta do profissional de impressão.

Logo após efetuar o recorte e clicar em Salvar, o cliente já visualiza a foto recortada no quadro da foto, porém a imagem original é preservada, sendo asim o cliente pode fazer e refazer o recorte quantas vezes achar necessário, o mesmo sempre partirá de uma imagem de visualização completa.

 

Análise da imagem

O cliente conta com um recurso que analisa cada uma de suas fotos dando a ele total segurança referente ao comprometimento da qualidade da impressão.

Para ver os dados da análise o cliente deve clicar no ícone  localizado em cada item. O mesmo está presente em cada item porque a analise é feita baseando-se na imagem original, tamanho da impressão e recorte.

No exemplo acima, a imagem original possui 2,43 megapixel, mas foi recortada e reduzida a 1,44. Sendo assim a impressão seria feita com aproximadamente 249 dpi, o que segundo os padrões estabelecidos pelo ILabNET, a impressão ficaria boa em uma escala que varia entre ruim, razoável, boa e ótima.

 

Módulos de envio

No passo seguinte o cliente escolhe como deseja receber suas fotos. O sistema é totalmente customizável permitindo ao cliente optar por Sedex, retirar na loja e personalizado (exemplo motoboy local).

A opção retirar na loja permite que o cliente escolha em qual das lojas prefere retirar as fotos. Esta função é muito útil para rede de lojas.

Módulos de Pagamento

O cliente pode optar por pagar através de depósito, transferência, pagar ao retirar, boleto ou cartão de crédito através do módulo PagSeguro da UOL.

 

 

     Recursos para a loja ou laboratório fotográfico
 

Gerenciamento de clientes

Os cliente podem ser encontrados,  gerenciados, consultados e ter seus dados cadastrais acessados e editados pelo lojista.

Categorias de clientes e preços especiais

O lojista pode separar seus clientes por categorias, elaborando tabelas de preços distintas para clientes especiais.

Tabela de preços

O ILabNET possui um sistema de parametrização de preços completo que atende às tabelas de preço mais simples a estruturas complexas de preços por categoria de cliente, tipo de impressão (acabamento) e preços promocionais (preços que caem na medida em que o cliente vai alcançando um determinado número de fotos pedidas naquele tamanho).

 

Ordem de exibição dos tamanhos

As lojas de fotografia e laboratórios fotográficos trabalham com materiais, infraestrutura e conseqüentemente os mais variados tamanhos de impressão. Por isso é muito importante que os mesmos esteja muito bem organizados proporcionando mais clareza aos operadores e clientes finais.

A ordenação dos tamanhos pode ser feita através da função “drag and drop” (arrastar e soltar).

 

 

Tamanho padrão

Sabe-se que um dos tamanhos em um determinado tipo de papel representa 95% do volume de serviços em relação aos demais. Geralmente esse tamanho é o 10x15 para o publico amador. Porém o ILabNET permite que o lojista defina qualquer um dos tamanhos para ser o padrão.

Para que serve esta função? A definição de um tamanho padrão, facilita muitíssimo para o cliente final ao fazer o envio das fotos, pois logo após concluir o upload das imagens, o ILabNET já faz uma auto escolha de uma cópia de cada basendo-se nesse tamanho. É claro que o cliente contará com inúmeras ferramentas que lhe possibilita em segundos alterar as escolhas de forma individual ou todas de uma só vez. Este assunto será tratado em detalhes no tópico Tela de Escolha.

Basta clicar sobre a letra P ou N à esquerda do tamanho e o mesmo será definido como padrão.

 

Ativação da função turbo para os tamanhos

Como explicado no tópico Upload das Fotos, o ILabNET permite ao cliente optar por um dos tipos de envio: padrão ou expresso.

O envio expresso conta com o algoritmo “função turbo” que processa as imagens antes do envio e também equilibra o uso de memória cliente-servidor.

Esta função quando usada limita (e avisa) o cliente que usando a mesma ele poderá solicitar impressões somente até um determinado tamanho (os demais tamanhos sequer aparecem na tela de escolha).

Porém só mesmo o lojista quem define quais tamanhos permitem a função turbo e quais não. Para efetuar esta parametrização basta clicar sobre os icones  ou , ativando ou permitindo ou bloqueando (respectivamente) a função tubro para aquele tamanho.

Tabelas de preços especiais

O ILabNET permite ao lojista trabalhar com até 4 categorias de clientes distintas e 4 tabelas de preços correspondente a essas categorias.

O lojista poderá recriar toda estrutura de preços base e preços promocionais de forma diferente para cada uma dessas tabelas.

 

Gerenciamento dos pedidos

O lojista poderá acompanhar e gerenciar o fluxo de pedidos de forma simples através do menu Pedidos na área do lojista. Lembrando que o mesmo é avisado via email a cada novo pedido entrando.

 

Uma vez recebendo o alerta, o operador poderá clicar em Acessar ILabNET Manager, no final da mensagem e ir direto à Área do Lojista, caso ele já não esteja monitorando-a constantemente.

 

A tela de pedidos, dentro da área do lojista é bem clara e intuitiva e possui ícones de acesso a todos os dados dos mesmos.

 

1. Campos de busca por número do pedido ou email do cliente;

2. Filtragem de pedidos abertos, fechados e parados;

  1. Abertos são pedidos em andamento;
  2. Fechados são pedidos concluídos, ou seja, finalizados ou cancelados;
  3. Parados são pedidos que os clientes iniciam, mas não dão continuidade;

3. Gráfico de status - acesso direto a um dos gráficos da tela relatórios. Este gráfico em particular dá ao operador uma visão ampla do volume de pedidos em cada status.

4. Acesso ao log de eventos do pedido em questão; Será tratado sobre o log de eventos de forma mais detalhada no tópico Log de eventos.

5. Acesso aos dados do cliente que efetuou o respectivo pedido;

6. Acesso ao log de eventos do cliente em questão; Será tratado sobre o log de eventos de forma mais detalhada no tópico Log de eventos.

7. Nome do cliente;

8. Informações principais referente ao pedido;

9. Processar pedido - acesso à tela de processamento do pedido. Mais informações sobre este assunto será abordado no tópico Processamento do pedido.

10. Ficha do pedido - ficha ou relatório com os dados do cliente, relação de tamanhos, quantidades, subtotal, tipo de envio, tipo de pagamento, total a pagar e miniaturas das imagens solicitadas com as devidas instruções para impressão solicitadas pelo cliente. Apesar do ILabNET gerar uma pasta para cada pedido com as fotos organizadas em sub pastas por tamanhos, tipo de papel e quantidade. A ficha do pedido é uma segurança adicional e um meio fácil de conferência do que foi solicitado e o que foi processado

11. Etiqueta de correio - clicando neste botão o sistema irá gerar uma etiqueta baseada nos padrões dos correios com os dados do rementente (loja) e destinatário (cliente).

 

Processamento do pedido

Como vimos no tópico anterior no item 9, clicando no ícone  temos acesso à tela de processamento do pedido.

Esta tela tem duas funções fundamentais no ILabNET:

  1. Visualização dos dados do pedido e alteração do status conforme se vai avançando no processo desde a recepção do pedido à entrega das fotos.
  2. Processamento das imagens - consiste na organização dos arquivos. As imagens originais são conservadas na raiz e as imagens processadas são organizadas em sub pastas nomeadas com o tamanho, tipo de papel e quantidade, facilitando o trabalho do profissional responsável pela impressão.

 

 

Ficha do pedido

Ficha ou relatório com os dados do cliente, relação de tamanhos, quantidades, subtotal, tipo de envio, tipo de pagamento, total a pagar e miniaturas das imagens solicitadas com as devidas instruções para impressão solicitadas pelo cliente. Apesar do ILabNET gerar uma pasta para cada pedido com as fotos organizadas em sub pastas por tamanhos, tipo de papel e quantidade. A ficha do pedido é uma segurança adicional e um meio fácil de conferência do que foi solicitado e o que foi processado.

A ficha do pedido é composta de 3 partes:

 

Dados do cliente - com endereço, email, telefone, etc.

 

Relação de tamanhos, quantidades e preços.

 

Custo do pedido, envio e total.

 

Índice de fotos do pedido com as devidas solicitações feitas pelo cliente.

 

Opções de recorte

Durante o pedido o cliente possui três alternativas referente ao recorte (crop) das fotos.

Essas alternativas são:

Recorte livre ou “lab livre” - O cliente deixa para que o profissional de impressão posicione o recorte no local onde achar mais conveniente. Esta opção já é padrão do sistema, caso o cliente ignore a ferramenta de recorte o sistema entenderá que o trabalho ficou por conta do profissional de impressão.

Sem recorte ou “não recortar” - esta opção consiste em deixar a imagem inteira no papel, mesmo que para isso sobrem laterais brancas.

Com recorte ou “cliente crop” - neste caso o cliente efetuou ou posicionou o recorte ao seu gosto. Lembrando que o ILabNET efetua o recorte ao processar as imagens.

 

 

Configurações

O ambiente de configurações armazena as constantes do sistema como: código de licença, data de expiração, dados da empresa (loja), definições de tipos de envio e pagamento, dados de conexão via FTP e texto do contrato de licença de uso entre cliente final e loja.

 

FiliaisUma das opções de envio / entrega mais usadas é a “retirar na loja”.

Como algumas lojas são redes, isto é, possuem mais de um endereço, pode-se dar ao cliente a opção de escolher em qual das filiais ele deseja retirar suas fotos. Para tal, deve-se cadastrar e manter os dados de cada filial atualizados.

 

Limpeza

Com o passar dos dias, pedidos vão sendo finalizados, cancelados ou abandonados. Junto com esses pedidos ficam suas imagens ocupando espaço no servidor comprometendo assim o seu desempenho.

É recomendado que a loja adote uma política de limpeza periódica.

Para que esse processo seja feito de forma fácil e segura o lojista conta com a opção Limpeza ou manutenção do sistema.

A listagem de pedidos supostamente sem necessidade de serem armazenados é feita apresentando conforme a figura abaixo.

 

O dados disponíveis na listagem são:

  1. Número do pedido;
  2. Nome do cliente;
  3. Status do pedido e a quantos dias o mesmo está parado.

As pastas desses pedidos podem ser apagadas clicando no ícone “vassoura”  localizado à direita na lista.

Relatórios e gráficos

O ILabNET disponibiliza ao lojista inúmeros relatórios e gráficos, auxiliando-o em suas campanhas mostrando o progresso de seu negócio.

Total geral - apresenta a quantidade de clientes cadastrados, pedidos efetuados e fotos enviadas.

Pedidos recebidos - este relatório vem acompanhado de um gráfico que mostra a evolução da quantidade de pedidos nos últimos 4 meses.

 

 

Tráfego de dados - este relatório que também vem acompanhado de um gráfico mostra o tráfego mensal aproximado nos últimos 4 meses. Este gráfico também é muito útil pois dá ao lojista uma perspectiva de consumo podendo o mesmo monitorar seu consumo e solicitar migração do plano de serviço de hosting caso seja necessário.

Quantidade de itens - relatório e gráfico que mostram a quantidade de fotos solicitadas para revelação.

Status dos pedidos - gráfico mostrando o volume de pedidos por status. Sua finalidade é alertar o lojista sobre possíveis problemas como por exemplo muitos pedidos feitos e poucos pagos e muitos outros.

 

 

Log de eventos

Consiste em uma ferramenta de rastreamento do cliente desde o acesso ao site até a conclusão do pedido. Cada passo dado pelo cliente é rastreado pelo ILabNET.

Os logs são muito importante por questões de segurança pois alguns clientes podem usar de má fé fazendo afirmações distorcidas do processo do pedido por qualquer motivo. Como os logs registram hora, minuto, segundo e local em que o cliente deu cada passo o lojista terá muito mais segurança em suas alegações caso delas necessite.

Porém, não é só por questões de segurança que os logs são úteis.  Através deles pode-se identificar tendências, dificuldade comuns enfrentadas pelos clientes, etc.

Os logs disponibilizam os seguintes dados:

Data, hora, minuto e segundo de cada passo dado pelo cliente;

Local ou cidade de onde ele acessou o sistema;

O ILabNET conecta-se diretamente com o serviço de geolocalização via IP da FuturaWeb que por sua vez conecta-se ao Google Maps retornando resultados precisos.

 

 

 
 
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